Assembléia da Juventude 2010

04/05/2010 08:00

 

Aconteceu nos dias 01 e 02 de Maio no Centro de Espiritualidade Josefino Marelliano, em Apucarana, a Assembléia anual da Juventude Josefina da nossa Província. Estiveram presentes as realidades de Apucarana, Cascavel, Curitiba, Londrina, Ourinhos e São Paulo, além do Provincial Pe. Antonio Ramos de Moura Neto. O encontro começou no sábado a tarde após as comemorações do dia primeiro de maio. Uma retrospectiva dos anos de 2008 e 2009 e uma projeção do ano de 2010 marcaram a abertura da assembléia deste ano. Através de jogral, dinâmicas e vídeos, foram relembrados os temas dos eixos do Plano Trienal da Pastoral Juvenil, bem como o marco em nossa Congregação dos respectivos anos.

No período da noite, Pe. Paulo Siebeneichler, um entusiasta das missões, falou sobre a necessidade de fomentar o espaço que agregue cada vez mais a juventude para o caminho das missões. Seguiu-se, naturalmente, com o tema da Missão em Apucarana, abrindo a palavra para Ir. Yovana Esther de Apucarana, juntamente com o Pe. Iziquel Radvanskei de Curitiba, que esclareceram alguns pontos importantes da missão juvenil Josefina, como a formação de uma equipe juvenil coesa para orientar esta atividade em consonância com a Pastoral Missionária. Os participantes também tiveram a oportunidade de questionar, sugerir e partilhar sobre experiências de atividades missionárias.

No domingo pela manhã todos participaram da Missa, realizada na Capela do Centro de Espiritualidade Josefino. O dia seguiu-se com uma integração muito divertida feita pelos participantes de Cascavel. Já iniciando a discussão das atividades, o primeiro assunto pontuou acerca da projeção dos próximos três anos. Orientados pelo Pe. Iziquel, os participantes se reuniram em grupos e, a partir da leitura do atual Plano Trienal, projetaram idéias para constituírem eixos dos próximos três anos. A Jornada da Juventude em Ourinhos foi a assunto vigente do próximo momento. A equipe organizadora, através de uma apresentação de slides, explicou cada parte da Jornada, seus objetivos, gestos concretos, tarefas, prazos para atividades, bem como distribuíram um material prévio (cartazes e informativo). O dia se seguiu com enfoque no papel da Educação e de como trabalhar o nosso carisma no ambiente escolar. O responsável pela Pastoral Universitária da Faculdade Bagozzi em Curitiba, Humberto Contreras, falou sobre o Núcleo de Pastoral Universitária. Após, Ir. Leandro Scapini discorreu sobre a construção de uma Comissão da Educação que pretende discutir e estudar a respeito de uma pedagogia Marelliana. Seguindo, a VI Mostra de Dança de São Paulo explicitou o caráter setorial da Mostra de Dança e também explicou informações gerais sobre a atividade. O Dia do Jovem Josefino foi explicado pelo Pe. Iziquel, o qual enfatizou o caráter local da atividade. Ele também seguiu o assunto falando sobre o Congresso no México, sua finalidade, os representantes que irão da Província e a ajuda financeira solicitada aos Padres. O dia terminou com uma grande roda de partilha e a oração se construiu com a música do grupo de São Paulo, Abba Pax, chamada Oblatos Pela Fé.

—————

Voltar