MISSÕES JOSEFINAS 2010 - APUCARANA - PARANÁ

04/08/2010 19:17

Como de costume a 11 anos no mês de julho a Província Nossa Senhora do Rocio dos Oblatos de São José realiza as Missões Josefinas, aproveitando o período de férias escolares, ou em uma programação de recesso de profissionais liberais, ou trabalhadores da vinha do Senhor se põe a caminho para a Evangelização. Este ano de 2010 o destino foi Apucarana, cidade situada no Norte do Paraná, região do vale do Ivaí, Diocese de Apucarana, na Paróquia Santuário São José e suas comunidades.

A partir do convite do Pároco Reitor Pe João Batista da Silva, que motivado pela celebração do Jubileu da comunidade paroquial, empenho com as missões um serviço em prol da animação da comunidade do fortalecimento das lideranças e a busca de casa em casa dos que por um motivo ou outro estavam afastados ou desanimados em sua vivencia eclesial.

Como eixo das missões tratamos de uma Igreja Discípula Missionária dentro da realidade de Apucarana na vivencia do Plano Diocesano de Pastoral, e suas dimensões por este determinadas como metas para esta.

A comunidade junto com a equipe missionária e o CPP fizeram pedidos de temas para serem trabalhados nas noites, e como temas dos dias das missões, o que se estudou na segunda feira Igreja Fundamentada da Palavra, com um anseio de responder aos grupos de vivencia encorajando-os a exemplo da comunidade dos Atos dos Apóstolos a caminhar na união fraterna, na partilha da palavra e como Igreja doméstica e comunitária. A terça se marcou pelo estudo dos sacramentos, numa visão de retomar os compromissos de realização dos mistérios do Cristo em nossas vidas, e como comunidade deixar estar em nós os sinais visíveis da graça invisível contida na matéria dos sacramentos. A quarta voltamos o Olhar para a Eucaristia como fonte motivadora, alimento da vida Comunitária e sinal presente do Cristo que se realiza e planifica na vida da Comunidade. A quinta refletimos sob a luz do tema de uma Igreja convidada ao Discipulado e a Missionariedade voltada as fontes originais do batismo e do Evangelho e do mandato de Jesus onde ele manda Ir, pregar, fazer discípulos e batizando e convidando a conversão. A sexta feira refletimos sobre o compromisso da manutenção da Igreja, o dizimo, um serviço de fé, de conversão e de confiança. Ter neste a sinceridade de dar a Deus a sua parte doada a nós e assim a comunidade poder se manter, realizar a evangelização e dar aos pobres o atendimento de suas necessidades ao menos básicas com a caridade.

Foram realizados encontros com as crianças, tanto no centro como nas Comunidades, momentos de muita alegria e integração para se fazer a vivencia dos seis momentos propostos aos pequenos e aos adolescentes, onde com um circuito de oficinas começado pela espiritualidade, passando pela reflexão da família, caminhando para a oficina de artes, canto/musica, vocacional com um teatro de sombras, e acabando este na roda da brincadeira, ofertando assim um de modo lúdico uma vivencia da proposta de ser na vida catequética discípulo missionário.

Foram realizadas três noites de juventude com um intuito de dar de forma muito amistosa um passo em comunhão com o projeto do Centro Juvenil Vocacional da província passos dentro da evangelização da Juventude. Um desafio grande onde os jovens saíram em busca de outros jovens, mostrando uma nova possibilidade, o desafio de sair de um sossego e ir ao encontro.

Isso foi serviço a comunidade, além de outros aqui não descrito. Uma marca desta missão foi a diversidade. Com um grupo composto por diferentes idades, diferentes procedências, foi uma missão pacifica e de muita integração e disposição por parte do grupo missionário.

Todas as manhas os grupos localizados nas comunidades se reuniam para a oração fraterna, em uma atitude de se abastecer do Cristo para ir à sua messe durante o dia. Sendo cidade muitas vezes as pessoas não eram encontradas, se voltou a noite para ser assim atingidos também os operários que durante o dia buscavam o seu sustento, sendo esta uma atitude muito louvada por aqueles que pensaram até que seriam esquecidos pela impossibilidade provinda do trabalho.

Missões 2010, um tempo de paz e de felicidades para todos os que estiveram, um convite a todos de não se deixarem mover pelo sossego e dar passos na fé, no crescimento e na busca de alternativas para alcançar a todos, e também a si mesmo, não deixando parar o grito que Paulo ouvia “Ai de mim se não evangelizar” que é dito para nós hoje.

Uma imensa gratidão a todos os que contribuíram para que pudéssemos chegar a todas as casas, as lojas, sítios, chácaras, fazendas, enfim domicílios da comunidade, seja com a entrada, ou com os sinais da missão, ou ainda pela mensagem deixada através dos santinhos, panfletos, estudos, orações ou a cordialidade de um cafezinho e um dialogo de irmãos na partilha da fé e da esperança.

Foi muito amistosa a presença de Dom Celso Antonio Marchiori Bispo Diocesano de Apucarana, pelo carinho de estar conosco na semana, de nos reconhecer e nos gratificar com a notificação de nossa presença nos funerais de Dom Domingos Wisniewski Bispo Emérito desta sede episcopal, e em também abençoar as cruzes que a Pastoral Missionária lançou como sinal permanente dos missionários.

Uma gratidão a todos os que contribuíram com a oração, e aos que foram fazer acontecer a Missão-Juvenil-Vocacional-Josefina de 2010.

 

Pe Paulo Siebeneichler – OSJ

Animador da Pastoral Missionária

—————

Voltar