Formação em Cascavel

15/03/2010 08:30

 

 Formação em Cascavel reúne mais de 40 jovens e adolescentes

Trabalhe pela formação da juventude: o pouco também é alguma coisa, e barrar o mal já é um grande bem" (São José Marello) 

 

Preocupados com a continuação do trabalho juvenil em Cascavel e inicio em Três Barras a equipe do Centro Juvenil, a pedido do grupo JOPER foi até a Paróquia São José Operário e organizou um final de semana de formação para os jovens e adolescentes.

O mini-curso começou no sábado, 14 de março após o almoço. A abertura motivou os participantes a pensarem nos sonhos e dificuldades encontradas no trabalho com os jovens, e principalmente mostrou a importância desta formação para os dois grupos presentes.

Durante a tarde o assunto discutido foi em torno da pessoa do líder e do GRUPO juvenil. Conduzido pelo Pe. Iziquel Radvanskei e pelo Ir. Leandro Scapini foram aplicadas dinâmicas que ilustraram e ajudaram a compreensão e construção do tema. A cada tema finalizado era feita uma síntese pelos próprios jovens sobre o assunto e esta apresentada em plenária.

Terminados os assuntos da tarde todos participaram da Santa Missa na Paróquia, celebrada pelo Pe. João Erittu e concelebrada pelo Pe. Iziquel. Após a celebração, através de um Vivencial organizado pela Gisele Manchini e Giovana Tóffolo os jovens e adolescentes conheceram as cinco dimensões da Formação Integral trabalhadas pela Pastoral da Juventude. Foram preparados cinco ambientes, nos quais todos caminharam um por um refletindo a cada parada uma dimensão.

O domingo começou com o Oficio Divino da Juventude que recordou o dia de sábado e os levou a rezar e refletir a palavra de Deus, principalmente através dos Salmos.

O dia foi reservado para se falar de Planejamento, Projeto e Liderança. Francielly Camilo e Suellen Moura usaram de muitas dinâmicas e animação para falar do que é Planejamento e sobre Método Ver Julgar Agir Rever e Celebrar seguidas pelo Ir. Junior que falou de Projeto.

Por fim, usando placas de sinalização e as sínteses feitas de todas as palestras pelos participantes, Pe. Iziquel fez um grande resumo de todo o curso e motivou-os a trabalhar pela juventude e fazer dessa formação um impulso para a nova coordenação do JOPER e para o novo trabalho juvenil em Três Barras, o Grupo de Jovens Josefinos (GJJ).

O mini-curso terminou com uma grande roda de oração, na qual o pároco da Paróquia São José Operário, Pe. Ciríaco Bandinu, partilhou com os jovens e adolescentes sobre o valor da fé, ressaltando a importância da continuidade do trabalho juvenil, como também demonstrou o apoio da comunidade para com ambos os grupos. Após os agradecimentos e entrega de lembrancinhas a todos, Pe. Iziquel conduziu a oração e uma música para reflexão final.

 

Francielly Hellena Camilo

—————

Voltar