CONGRESSO NO MÉXICO

16/08/2010 19:55

 MÉXICO - 16/07 a 01/08/10

 

MISSÕES EM “LA ESCONDIDA” – 18 a 23/07

 

Domingo, 18/07/10. Cidade de Huichapan, Estado de Hidalgo, México.

 

A missão teve início na Paróquia São Mateus Apóstolo, que tem como Pároco Pe. Epifânio, responsável pela Pastoral Juvenil Josefina no México. Logo na chegada, fomos recebidos por um grupo de crianças, que nos entregaram uma sacola de doces e, em seguida, participamos da missa de abertura das missões. Um dos objetivos desta missão era o de divulgar o Jubileu de Ouro da diocese de Tula, a qual pertence a Paróquia de Huichapan. Os participantes foram divididos de modo que cada grupo passaria uma semana de convivência em vilarejos perto de Huichapan.

Integramos a equipe missionária, formada por jovens, adolescentes e sacerdotes da Província do México e também pelas irmãs oblatas. Junto conosco estavam mais dois sacerdotes que vieram da Polônia e da Nigéria. A equipe foi dividida em 5 grupos para atender as comunidades (pueblos) da região de Astillero e Gavillero.

 

Nosso grupo, que ficou em uma comunidade chamada “La Escondida”, foi formado pela Irmã Victoria (Mexicana e residente no Brasil), Irmão Sérgio (residente na Califórnia, mas atualmente fazendo uma experiência no México) e três jovens mexicanas da Paróquia de Huichapan: Andrea, Paloma e Yulisa.

 

Nosso local de missão era rodeado por montanhas e também por um vulcão. Uma paisagem maravilhosa e um povo muito simples, mas extremamente acolhedor. Ficamos alojados em um centro comunitário e logo na chegada os moradores nos trouxeram colchonetes e cobertas, pois o frio e o vento eram intensos, principalmente à noite.

As famílias da comunidade se organizaram para nos trazer as refeições diárias. De forma muito simples, eles nos traziam o melhor que tinham em suas casas. Assim pudemos experimentar vários tipos de comidas mexicanas.

 

Todos os dias, na parte da manhã, fazíamos visitas para benção das casas e na parte da tarde realizávamos atividades com as crianças, os jovens e os adultos. Para finalizar o dia, a celebração da Santa Missa.

 

Foi uma oportunidade única de conhecer de perto uma cultura diferente e ao mesmo tempo evangelizar e ser evangelizado por um povo simples, mas de muita fé.

 

O encerramento das missões aconteceu com uma missa na sexta, dia 23, com o encontro de todos os grupos missionários em uma Capela chamada Guadalupe.

 

 

CONGRESSO JUVENIL JOSEFINO MARELIANO

 

Domingo, 25/07/10. Cidade de Tepalcapa, Estado do México, México.

 

O III Congresso Internacional Juvenil Josefino Mareliano, aconteceu no Centro Cultural São Bartolomeu de Las Casas, que pertence a um colégio que leva este mesmo nome e é administrado pelos padres oblatos. Anexo esta o prédio do Seminário Josefino, onde fazíamos as refeições.

 

Juntamente com o Congresso, aconteceu uma Jornada da qual participaram jovens e adolescentes josefinos de Huichapan, Monterrey e Tepalcapa. Eles eram responsáveis pelas estruturas de: alimentação, limpeza, acolhida, animação e até nos serviam nas refeições. Eram jovens muito alegres e acolhedores que nos acompanharam em todas as atividades.

 

O primeiro dia teve início com uma caminhada até a Paróquia São Tiago Apóstolo, para a missa de abertura.

No período da tarde tomaram a palavra para as devidas apresentações:

- Provincial do México: Pe. Enrique Baragan

- Superior Geral dos Oblatos de São José: Pe. Miguel Píscopo 

- Coordenador da Escola São Bartolomeu de Las Casas: Pe. Ernesto

- Superiora Geral das Oblatas de São José: Irmã Deise Murakami

- Encarregado da Pastoral Juvenil no México: Pe. Epifânio

 

Após, iniciaram-se as apresentações dos congressistas. Estiveram presentes as seguintes delegações: Itália, Brasil, EUA (Califórnia e Pensilvânia), Peru, Bolívia, México, Nigéria, Polônia e Índia. Com muita música e dança, a tarde foi muito animada. À noite, houve um momento cultural mexicano. Com danças e músicas típicas, os jovens do México esbanjaram muita alegria, bom-humor e conhecimento de sua cultura.

 

Os trabalhos começaram na segunda-feira, 26/07. Houve tradução simultânea para ajudar na compreensão dos idiomas. Na parte da manhã as delegações apresentaram o trabalho juvenil de suas respectivas Províncias. Sobre nossa Província do Brasil, falamos do papel e dos trabalhos da assessoria e da secretaria da Pastoral Juvenil, bem como, da secretaria do Centro Juvenil Vocacional. Mostramos também um vídeo das atividades desenvolvidas nos últimos três anos sob os olhares do documento Passo a Passo.

 

Todas as tardes aconteciam os trabalhos de grupo, cuja divisão se dava por idioma. Após as discussões, se apresentava a todos a síntese de cada grupo. A fim de sintetizar os trabalhos dos grupos, foi criada também uma comissão com representantes de cada Província e o encarregado da Pastoral Juvenil da Congregação, Pe. Brian. A missa diária era celebrada cada dia em uma Capela diferente, todas atendidas pelos oblatos. Neste segundo dia, a missa foi realizada na Capela Divino Espirito Santo e a liturgia ficou a cargo do Brasil.

 

 

Nos outros dias, foram apresentados temas direcionados ao objetivo do Congresso.

 

Na terça-feira, 27/07, o bispo local, Dom Hector Luis Morales falou sobre a “Colaboração com as Dioceses na Pastoral Juvenil” e abriu um espaço para perguntas e reflexões. À tarde, os grupos de trabalho conversaram sobre as experiências com a Pastoral Juvenil de suas Províncias e sobre o trabalho com as Igrejas locais. No final da tarde, Pe. Brian apresentou uma primeira síntese da comissão. Após a missa, celebrada na Capela “Jesus Cristo único Salvador do mundo”, houve uma noite cultural em que cada país apresentou com, danças, vídeos e músicas, um pouco da sua cultura.

 

Na quarta-feira, 28/07, Pe. Lorenzo Piazzola, da Itália, falou sobre “Aspectos da nossa espiritualidade Josefina Mareliana na Pastoral Juvenil”. Destacou como principal aspecto a missionariedade e como motor desta, o amor. Continuando o tema, Pe. Guido Miglieta e Irmã Mariana Cortellino, secretária da Cúria Geral e também integrante da Equipe Internacional Juvenil, ambos da Itália, falaram sobre o projeto de voluntariado e partilharam a experiência que está sendo realizada no Peru, em que um jovem, custeado pela Província da Itália, trabalha em obras sociais da Congregação no país. Nas discussões dos grupos a temática foi também a missionariedade. A questão levantada foi sobre o que podemos fazer de concreto para desenvolver esta dimensão e sobre qual seria a imagem do missionário josefino mareliano. O dia se encerrou com missa, desta vez na Paroquia São Jose Operario.

 

A quinta-feira, 29/07, último dia do Congresso, teve início com a missa no anfiteatro. Em seguida, Pe. Epifânio falou sobre “O jovem de hoje e a comunicação”. Um ponto importante e sintetizador de sua palestra foi qual o papel do assessor diante dessa realidade. Enfatizou que como assessores devemos adentrar nesse mundo da tecnologia e da comunicação para poder interagir com os jovens de hoje. Na parte da tarde, os grupos refletiram sobre propostas concretas de como melhorar essa rede de comunicação em nossas Províncias, e como criar uma ferramenta que seja acessível a toda juventude da Congregação. A comissão se reuniu novamente para uma síntese final e, após, colocaram em plenária todas as sugestões para votação. A tarde do Congresso terminou com as considerações finais do Superior Geral, Pe. Miguel Píscopo. A noite contou com um belíssimo concerto de música mexicana, e após uma demonstração cultural típica do México com fogos de artifício.

 

CELEBRAÇÕES E PASSEIOS CULTURAIS

 

Na sexta-feira, 30/07, todos saímos bem cedo para um passeio na cidade de Tula, uma das cidades mais importantes do México Antigo. Conhecemos a Catedral, tivemos um lanche e, em seguida, fomos visitar um Parque Arqueológico, esculturas enormes e com várias colunas em formas de figuras humanas. A paisagem era apaixonante. De tarde, saímos para a cidade de Huichapan, onde participamos da Primeira Profissao de uma oblata, Irmã Arkádia e renovação dos votos de outros três irmãos. A noite contou com uma grande festa para congressistas e paroquianos de Huichapan. Com muita tortilha, pimenta, tequila e música mexicana, a os “Mariati” animaram a festa. Em seguida, voltamos para a cidade de Tepalcapa.

 

No sábado, 31/07, o passeio foi na Cidade do México para conhecer a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. A antiga Basílica, com sua estrutura um tanto inclinada para frente, forma um conjunto muito elegante de grandes quadros, imagens e ornamentações. Na nova Basílica, aconteceu a missa de encerramento do Congresso Juvenil Josefino Mareliano, com a revelação do hino e logo mais votados. No período da tarde, os congressistas foram para outro passeio e nós ficamos na Cidade do México com uma das famílias que lá nos acolheram. Andamos pelo espaço da Basílica e também pelo centro da Cidade do México. Conhecemos museus, igrejas, o Palácio do Governo, espaços dos povos antigos, enfim, um pouco mais da cultura mexicana.

 

No domingo, 01/08, já com a partida de alguns congressistas, fomos conhecer um Sítio Arqueológico, considerado Patrimônio da Humanidade, localizado na cidade de San Juan Teotihuacán. Guiados por um guia turístico, conhecemos o Museu Teotihuacán e as Pirâmides do Sol e da Lua. Almoçamos no local ao som do tradicional mariati e, em seguida, retornamos para Tepalcapa, de onde partimos para o aeroporto e de volta para o Brasil.

 

As considerações e reflexões do Congresso, assim como o Documento final, serão repassados à Equipe Provincial e aos demais na reunião ampliada de outubro, em Curitiba.

 

Gisele Manchini, Pe. Iziquel Radvanskei e Suellen Moura.

Agosto/2010.

—————

Voltar