II JORNADA DA JUVENTUDE - OURINHOS

18/11/2010 20:23

 II Jornada da Juventude Marelliana

Momentos de convivência, oração, partilha, missão e luta contra a violência de jovens

 

Aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2010 em Ourinhos a II Jornada da Juventude Marelliana. Com o tema “Ei juventude acorda” e o Lema “A missão tem que continuar”, cerca de 500 jovens passaram pelas atividades realizadas durante os três dias.

 

Aos poucos a juventude marelliana ia chegando em Ourinhos... São Paulo - SP, Curitiba - PR, Londrina - PR, Cascavel - PR e Três Barras do Paraná – PR e para reforçar ainda mais o time, jovens da Pastoral da Juventude das proximidades também estiveram presentes. Salto Grande - SP, Piraju - SP, Santa Cruz do Rio Pardo – SP, coloriram ainda mais a jornada.

 

A manhã de sábado foi de recreação e integração entre as cidades. Muita música, animação, esportes. Em sintonia com a Campanha Nacional Contra Violência e Extermínio de Jovens, a II Jornada da Juventude juntamente com Pastoral da Juventude de Ourinhos-SP realizou uma marcha na tarde de sábado para protestar contra os índices de violência que têm provocado a morte dos jovens brasileiros.

 

A mobilização parou a cidade naquele dia. Não só os jovens, mas a sociedade em si aderiu a marcha, saindo pelas ruas para dizer não a violência. Foi um momento marcante, em que a juventude esteve a frente, gritando por justiça, com suas músicas, camisetas, bandeiras e danças.

 

Para terminar o dia nada como um encontro com Deus, assim foi com a Noite de Taizé. Um momento em que cada jovem se colocou diante do Cristo para adora-lo e rezar por seus anseios, através do silêncio e da partilha.

 

Com a celebração da Santa Missa iniciaram-se as atividades no domingo, seguida das apresentações de cada cidade. Para participar da jornada, cada realidade precisou se preparar, e realizar algumas tarefas. Dentre elas, a criação de um hino, teatro ou dança e a confecção de roupas utilizando materiais recicláveis. Os melhores receberam premiações.

 

Paralelo a Jornada acontecia o 5º Dança Ourinhos, um festival de dança que tinha como objetivo contribuir na formação cultural de artistas e de público através do Sentir e do Olhar para a Dança. Neste sentido os grupos participantes da Jornada que trouxeram danças também se inseriram na programação do festival, na categoria gospel. Numa troca de experiências a juventude mais uma vez se uniu através da cultura para evangelizar.

 

Com o tema “Sonhos de Criança” uma festa a fantasia, na noite de domingo, estreitou os laços de amizade na jornada, já que foi um espaço para celebração e divertimento entre a juventude.

 

Falando em jornada, segunda-feira foi o grande dia! 10km de caminhada até a cidade próxima, Salto Grande - SP. Durante o trajeto foi rezado o terço missionário com muita música, dividido entre os próprios jovens.

 

Para finalizar esses três dias de Jornada, na chegada em Salto Grande foi a entrega dos prêmios, o melhor hino ficou com Três Barras e a melhor roupa reciclada com Ourinhos. Uma mensagem final motivou toda a juventude a nunca desistir da missão e principalmente para estar atenta a necessidade de protagonismo, contra a violência e extermínio de jovens.

 

Francielly Helena Camilo - Centro Juvenil Vocacional Josefino - Londrina

—————

Voltar